Perguntas frequentes

Questões comerciais

Sim. O SYDFACT foi certificado pela Autoridade Tributária com o nº 0175/AT em 02/11/2010, conforme o seguinte link:

http://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/CD/consultaProgCertificadosM24.action?pagina=9.

O SYDFACT adapta-se a qualquer ramo de negócio, por isso, destina-se a qualquer empresa incluindo profissionais liberais. Já contamos com:

  • escritórios de advogados
  • gabinetes de engenharia
  • gabinetes de arquitectura
  • gabinetes de contabilidade
  • designers
  • clínicas dentárias
  • clínicas veterinárias
  • policlínicas
  • serviços médicos
  • ginásios
  • estabelecimentos de ensino
  • empresas de informática
  • agências imobiliárias
  • marketing e publicidade
  • lojas de venda ao público
  • empresas de transporte
  • empresas de limpeza
  • decoradores
  • oficinas
  • entre outros...

O preço da licença do SYDFACT é de 180,00€ + IVA.
Para quem já possui a versão anterior, por favor consulte a questão "Existem custos de actualização do software?".

O registo da licença do SYDFACT é efectuado após a sua compra. Siga os passos seguintes:

  • 1. Aceda a página comprar
  • 2. Preencha o formulário de aquisição apresentado e siga os passos indicados
  • 3. Após o preenchimento desse formulário, confirme os dados preenchidos e clique em Finalizar
  • 4. Depois de efectuar o pagamento e antes de completar o processo de registo da sua licença, deverá aguardar algumas horas para que o seu pagamento seja validado pelos nossos serviços
  • 5. Para completar o registo, entre no SYDFACT, clique em Parâmetros da empresa e dentro do separador Registo clique em Pedir registo
  • 6. Nesta altura, deve certificar-se de que dispõe de uma ligação à Internet, pois o registo é efectuado por esta via
  • 7. Receberá então um código de registo que ficará automaticamente gravado no SYDFACT, concluindo o registo da sua licença
  • 8. Caso ocorra algum problema nesta fase, certifique-se de que os dados da empresa estão correctamente introduzidos (sugerimos que copie o nome da empresa que inseriu no formulário e o qual também recebeu posteriormente no email de confirmação e cole no campo Nome da empresa) e volte a tentar

Para qualquer esclarecimento neste processo, contacte-nos através de suporte@sydfact.com.

Após a aquisição da licença do SYDFACT, irá receber de forma automática, um código de activação quando clicar em Pedir registo através do SYDFACT. Esse código servirá para remover a mensagem de "CÓPIA NÃO REGISTADA" dos documentos. Irá também dispor de um suporte técnico completamente gratuito por e-mail.

Oferecemos também gratuitamente uma migração dos seus dados de clientes e artigos para o SYDFACT, desde que nos consiga fornecer esses elementos em formato legível e estruturado em colunas (Excel, TXT, ou CSV).

Não existe qualquer custo relativo às actualizações do software dentro da mesma versão. Isto é, sempre que é lançada uma nova actualização (para melhorias no programa, correcções de erros, ou até mesmo alterações impostas pela Autoridade Tributária), é disponibilizado na janela de Login um botão para a actualização da sua versão. Basta clicar nesse botão para que o SYDFACT fique actualizado. Estas actualizações não incluem upgrades (mudanças de versão maior - por exemplo, de 2.0 para 3.0).


Upgrades
Sempre que é disponibilizado um novo upgrade de versão, poderá adquirir a respectiva licença por um valor mais baixo do que o preço original da licença. Esse valor será ajustado à data da aquisição da sua última licença, conforme a seguinte tabela:
Aquisição da última licença Desconto
há menos de 3 meses 100% - upgrade gratuito
há menos de 6 meses 60%
há menos de 9 meses 40%
há mais de 9 meses 25%
  • Sistema operativo Microsoft® Windows® (ME/ 2000/ 2003/ NT4.0/ XP/ Vista/ 7/ 8)
  • Processador Intel® Pentium® II 450MHz ou superior (ou equivalente)
  • 256MB de RAM (512MB recomendado)
  • 60MB de espaço no disco rígido (pode aumentar de acordo com o volume de dados inserido)
  • Placa gráfica com resolução VGA ou superior, com um mínimo de 1024x768 pixeis

Claro, pensamos que é a melhor forma de verificar se o SYDFACT se adequa so seu negócio. Basta efectuar o download do SYDFACT e testar durante o tempo que pretender sem qualquer limitação de funcionalidade. Para saber mais sobre como instalar o SYDFACT veja por favor a questão Como instalar o SYDFACT?.

A versão de teste é a versão definitiva, apenas não está registada, por isso, não está limitada em termos de funcionalidades. No entanto, existem funcionalidades, como por exemplo o envio de referências multibanco e que carecem de um contrato com a instituição parceira, que não estarão disponíveis numa fase de testes. Para além disso, qualquer documento que seja impresso, incluirá a frase "CÓPIA NÃO REGISTADA".

A versão não registada do SYDFACT tem como único objectivo a verificação das funcionalidades propostas e por isso, estas poderão ficar limitadas após a introdução de um determinado número de registos.

Questões técnicas

A instalação é bastante simples. Basta efectuar aqui o download do programa, executá-lo, seguir as instruções que lhe são apresentadas e está pronto a facturar!

Deverá introduzir no utilizador ADMIN e na senha ADMIN. Depois de entrar no SYDFACT pela primeira, terá de alterar essa senha.

Para gerir utilizadores e senhas, deverá ir aos Parâmetros da empresa e clicar no separador Utilizadores.

A numeração dos documentos é gerada automaticamente após a finalização dos mesmos. Assim que cria um documento, este assume o estado de Rascunho, neste estado os documentos podem ser manipulados e por isso, não podem ainda possuir uma numeração definitiva (decreto lei AT). Assim que finaliza o documento, isto é, quando já não pretende alterar mais o documento, então, este irá assumir uma numeração sequencial da série respectiva e a partir dessa altura, já poderá imprimir ou exportar o documento.

Para entender melhor o funcionamento do estado dos documentos, por favor consulte o manual do utilizador.

Uma das regras da certificação do software de facturação é a obrigatoriedade do preenchimento do nº de contribuinte nos documentos emitidos.
No entanto, para o seu cliente que não queira o nº de contribuinte na factura, poderá introduzir o nº de contribuinte 999999990.

Uma outra forma, é clicar no botão Consumidor final que se encontra no separador Dados cliente durante a criação do documento. Isto fará com que o campo do nº de contribuinte fique automaticamente preenchido com 999999990.

Sim. Na criação de um novo documento, o SYDFACT assume a data configurada no computador mas que poderá ser alterada, desde que não seja anterior à data do último documento emitido da mesma série.

Sim. O SYDFACT suporta vários tipos de formatos de imagem existentes. Para que possa imprimir o seu logótipo nos documentos deverá entrar em Parâmetros da empresa, clicar no separador Logótipo e seleccionar o logótipo clicando em Adicionar imagem.

Sim. Para tal, na criação de uma nova série de numeração, basta alterar o campo Último número nas Séries de numeração de documentos. Uma vez emitidos documentos para essa série, não será possível alterar essa numeração.

O SYDFACT dispõe de um módulo interno fornecido de base com o software para efectuar cópias de segurança. Aconselhamos que efectue frequentemente as suas cópias de segurança.

É também possivel realizar as suas cópias de segurança na cloud. Este é o método aconselhado, pois assim não corre o risco de perder as cópia de segurança guardadas no próprio computador.

Para utilizar as cópias de segurança na cloud, por favor, siga as instruções indicadas no SYDFACT.

Sim. Para isso basta seguir os seguintes passos:

Para Windows Vista/7/8/10:

Na pasta:
C:\ProgramData\EMIAWEB\SYDFACT3
editar o ficheiro SYDFACT3.INI (Ficheiro do tipo: Definições de configuração) e no fim do ficheiro colocar o seguinte:
[BD]
Nome_Empresa=C:\\ProgramData\\EMIAWEB\\SYDFACT3\\BD
Nome_Empresa2=C:\\ProgramData\\EMIAWEB\\SYDFACT3\\BD2
Nome_Empresa3=C:\\ProgramData\\EMIAWEB\\SYDFACT3\\BD3

Para Windows XP:

Na pasta:
C:\Documents and Settings\All Users\Application Data\EMIAWEB\SYDFACT3
editar o ficheiro SYDFACT3.INI (Ficheiro do tipo: Definições de configuração) e no fim do ficheiro colocar o seguinte:
[BD]
Nome_Empresa=C:\\Documents\_and\_Settings\\All\_Users\\Application\_Data\\EMIAWEB\\SYDFACT3\\BD
Nome_Empresa=C:\\Documents\_and\_Settings\\All\_Users\\Application\_Data\\EMIAWEB\\SYDFACT3\\BD2
Nome_Empresa=C:\\Documents\_and\_Settings\\All\_Users\\Application\_Data\\EMIAWEB\\SYDFACT3\\BD3

Sim. Pode efectuar vários pagamentos parciais de uma factura (ou outro documento de venda).

Não é possível liquidar várias facturas com um recibo único, no entanto, é possível liquidar facturas em simultâneo, emitindo vários recibos de uma só vez.

Sim. Em cada documento é possível guardar dois tipo de observações. As que são impressas juntamente com o documento e outras que não são impressas, podendo usar estas últimas para notas ou comentários pessoais.

Sim. O SYDFACT faz a gestão automática de stocks para os artigos que desejar. Isto é, poderá optar por não gerir o stock para certos artigos, como por exemplo para os serviços.

Não é necessário nenhum procedimento especial. Necessita apenas de efectuar uma cópia de segurança para a cloud ou para um dispositivo de armazenamento externo ao computador (por exemplo Pen, CD ou DVD, rede ou outro meio), através do módulo de cópias de segurança do SYDFACT.

No entanto, e para minimizar os riscos, deverá contactar-nos antes de proceder à formatação do computador.

Depende do software que utiliza e o acesso a esses dados. Teremos o maior gosto em prestar os nossos serviços no sentido de importar os dados dessa aplicação para o SYDFACT.

Poderá transportar os dados para outro computador de 2 formas: através da cloud ou através da cópia de ficheiros (Pen, rede, CD, DVD, ou outro meio)

Através da cloud (modo recomendado e mais simples)

  • 1. No computador origem, efectuar uma cópia de segurança através do menu Manutenção e utilitários, Cópias de segurança, Efectuar cópia de segurança na cloud
  • 2. Executar o SYDFACT no computador destino e repor a cópia de segurança através de Manutenção e utilitários, Cópias de segurança, Obter cópias de segurança diponíveis na cloud, seleccionar a última efectuada e clicar em Repor cópia de segurança já efectuada.

Através da cópia manual

  • 1. No computador origem, efectuar uma cópia de segurança através do menu Manutenção e utilitários, Cópias de segurança, seleccionar a pasta onde será efectuada a cópia de segurança (por exemplo, Pen, CD, DVD, na rede, ou outro meio) e clicar em Efectuar cópia de segurança local
  • 2. No computador destino, colocar (a Pen, CD, DVD, rede, ou outro meio) e copiar o ficheiro gerado anteriormente para o computador destino (para o ambiente de trabalho, por exemplo).
  • 3. No computador destino, executar o SYDFACT e repor a cópia de segurança através de Manutenção e utilitários, Cópias de segurança e clicarRepor cópia de segurança já efectuada seleccionando o ficheiro copiado para o computador (do ambiente de trabalho, por exemplo).

Sim. O SYDFACT dispõe de um módulo de exportações interno com o qual é possível exportar qualquer tabela para o Microsoft Word, Microsoft Excel, XML ou Clipboard (área de transferência).

Sim. Para uma utilização optimizada, recomendamos a instalação do SYDFACT num servidor.

Recomendamos ainda que, na medida do possível, não utilize uma rede Wi-Fi para ligação ao servidor, pois esse tipo de ligações são instáveis e pode correr o risco de danificar/corromper os ficheiros da base de dados.

Para instalar o SYDFACT em rede deverá seguir os passos abaixo indicados.

No servidor:

  • 1. Definir uma pasta onde ficará instalada base de dados (p.ex.: C:\SYDFACT\BD) e partilhá-la.

Em cada computador:

  • 1. Instalar o SYDFACT
  • 2. Abrir a seguinte pasta:
    caso o computador tenha o Windows Vista/7/8/10: C:\ProgramData\EMIAWEB\SYDFACT3
    caso o computador tenha o Windows XP : C:\Documents and Settings\All Users\Application Data\EMIAWEB\SYDFACT3
  • 3. Editar o ficheiro SYDFACT3.INI (Ficheiro do tipo: Definições de configuração) e no fim do ficheiro colocar o seguinte:
    [BD]
    PATH=\\\\[Servidor]\\SYDFACT\\BD

[Servidor] deverá ser subsituído pelo nome do seu servidor.
Atenção! Deverá duplicar as barras.

Sempre que inicia o SYDFACT, é verificada a existência de novas actualizações para a versão instalada. Caso se verfique, é proposta uma instalação automática dessa actualização. Para esta verificação/actualização é necessário que o computador tenha uma ligação à Internet.

Caso por alguma dificuldade (falha na Internet, ou outro problema) não conseguir actualizar no arranque, poderá sempre actualizar o SYDFACT manualmente através de Manutenção e utilitários, Verificar actualizações.

De momento não existe nenhuma versão para Macintosh.

No entanto, temos vários clientes que usam plataformas como o Wine ou o Snow Leopard para poderem utilizar programas do Windows no Mac.

Qualquer erro pode ser reportado automaticamente através do próprio software. Se não for esse o caso, poderá sempre enviar um e-mail para suporte@sydfact.com com a toda a informação possível. Tentaremos resolver o problema com a maior brevidade e proceder à actualização dessa versão.

Este erro significa que a hora do computador é diferente da hora do Observatório Astronómico de Lisboa.
A AT (Autoridade Tributária), requer que a hora do computador de onde é exportado o ficheiro SAFT deverá estar sincronizada com o Observatório Astronómico de Lisboa.

Assim, sugerimos que siga os passos indicados no seguinte link:
http://oal.ul.pt/hora-legal/como-acertar/

Este link é sugerido pela AT, para que qualquer sistema consiga enviar o SAFT através da aplicação por eles disponibilizada (o SYDFACT faz uso dessa aplicação para o envio automático do SAFT).

Normalmente, o nosso tempo médio de resposta é bastante reduzido. No entanto, há questões que podem demorar mais tempo que outras a serem respondidas. O prazo máximo de respota é de 5 dias úteis.

Para um suporte técnico sem demoras, dispomos do serviço de Suporte Téncico Premium, que não só lhe permite obter respostas rapidamente por e-mail como também por telefone, ou, em caso de necessidade por assistência remota. Consulte aqui mais informação sobre o Suporte Técnico Premium.

Em 99% dos casos, as questões podem ser solucionadas por e-mail. No entanto, podem existir situações em que, pelo facto de o utilizador não ter experiência suficiente em computadores, seja necessária a nossa intervenção. Nesses casos, utilizamos um programa (como o AnyDesk) que nos permite aceder remotamente ao computador do cliente com a devida autorização.

Podem também surgir questões que são mais fáceis de serem respondidas por telefone e, nesses casos, podemos ceder um contacto telefónico ou entrarmos em contacto telefonicamente com o cliente. Em qualquer caso, deve-nos sempre enviar um e-mail para suporte@sydfact.com e colocar a sua questão, para que possamos avaliar e apresentar a melhor solução para o problema.

CARLOS ESTÊVÃO ANDRADE CORREIA ZOOMINSTUDIO
É possivelmente um dos softwares de gestão de facturação mais simples do mercado, e melhor opção de facturação para pequenos negócios.